Massagem em idosos
Um tratamento de toque, escuta e afeto
Antes de falar de massagem e das centenas de benefícios dela na terceira idade, é preciso ressaltar a benção que é ter alguém experiente por perto ou, melhor ainda, ser essa pessoa! Alcançar certa idade com saúde é um presente divino entregue a cada dia, através de sabedoria aqui, vivência de bons momentos, ali! E há muito que dividir! Infelizmente, muitas vezes falta quem esteja aberto a abraçar tamanha grandiosidade.
Aqui trabalhamos com a “escutaterapia”, uma formação que vem do sentimento de empatia. Algo que não é ensinado, mas separa profissionais de técnica daqueles com técnica + humanização. Escutar para ouvir e não para responder é uma dádiva que muitos não sabem distinguir, não estão abertos. Faltam com “olho no olho” e presença durante um atendimento e deixam passar informações importantes que podem ser a resposta para muitas dores! Inclusive a dor da solidão.
O acolhimento e companhia traz percepção de valorização da vida, prevenindo, assim, ansiedade e depressão. Esse sentimento intensamente ligado ao nível de saúde que o idoso tem, pode ser ainda mais elevado com a melhora na circulação sanguínea, função cardíaca, diminuição de rigidez e flacidez muscular, prevenção de complicações diabéticas, dentre outros benefícios fisiológicos da massoterapia. Assim como os mais novos, nada é feito sem uma boa anamnese!
O olhar atento precisa ser dobrado e o cuidado durante a sessão é estudado nos mínimos detalhes, por exemplo:
ajudar a subir na maca; o que pode ser usado e onde pode ser tocado. Aqui tem profissional habilitada para atendimento em idosos.